Muitas vezes no casamento é preciso aprender a fazer uma mudança de Paradigma, isto é, mudar a maneira como as coisas são vistas. Isso porque a maneira como nós vemos o mundo, o nosso cônjuge e as coisas, é a fonte de como agimos e pensamos.
Por exemplo: veja com cuidado o desenho abaixo. - “O que é que você vê? Uma mulher de 25 anos, bonita, bem vestida, belo nariz? Ou uma mulher de 70 anos, com ar triste e nariz imenso? A conclusão é que duas pessoas podem ver a mesma realidade, discordar e ter razão simultaneamente. A nossa percepção pode estar absolutamente condicionada pelos nossos paradigmas.
As influências exercidas em nossas vidas pela – família, escola, religião, ambiente de trabalho, amigos, colegas – foram responsáveis por um impacto inconsciente e silencioso em nossas mentes, ajudando a formar nossos quadros de referência, nossos paradigmas. Podemos concluir que os paradigmas são a nossa fonte de atitudes e comportamentos. Os estudos revelam também que a intensidade dos paradigmas interfere no modo como interagimos com outras pessoas.
Temos a tendência de pensar sobre as coisas do jeito que vemos. Mas as vezes a nossa visão pode esta distorcida. Porque, posso estar olhando para o mundo não como ele é, mas como sou. Isso não quer dizer que o que eu vejo não exista. Sabemos que existe uma realidade objetiva, mas a interpretação que cada pessoa dá aos fatos revela experiências anteriores, que por sua vez, possuem significados diferentes, independentes,da interpretação que damos a eles. Quanto mais nos conscientizamos de nossos paradigmas, de nossa subjetividade, do quanto somos influenciados por nossas experiências, nossas historias de vida, mais podemos abrir-nos à opinião dos outros obtendo assim uma visão mais objetiva.